-
Pão de mandioca
também chamada de mandioca doce, macaxeira ou aipim.
Falar de mandioca, é falar de Brasil, é falar de gastronomia brasileira. Sem dúvida alguma, se existe um ingrediente que podemos caracterizar o nosso país, esse certamente é a mandioca, que está presente de norte a sul. A mandioca é e sempre foi muito mais do que um simples ingrediente para consumirmos, ela possui uma importância cultural e histórica impressionante.
A mandioca é classificada pela quantidade de ácido cianídrico que possui, podendo ser a mansa (também chamada de doce, macaxeira ou aipim), ou a brava, que é venenosa. Ela é uma raiz nativa da Amazônia brasileira, e segundo a Embrapa, existem quase 250 variedades de mandioca.
O cultivo da mandioca começou no primeiro milênio a.C na bacia do Amazonas por diversas tribos indígenas. Se espalhou aos poucos pela América do Sul (Venezuela e as Guianas), e em seguida na América Central e do Norte. A lenda conta que nos tempos indígenas, existia uma indiazinha chamada Maní, que nasceu branca e morreu com apenas um ano de idade. Foi enterrada dentro de sua oca, que tinha o nome de “maní-oca”. De sua sepultura brotou uma planta, que hoje chama-se mandioca, e está na base da alimentação brasileira.
Os colonizadores se identificaram com a grande utilidade que a raiz possui e seu cultivo foi ampliado. Inicialmente a mandioca já teve grande importância no tráfico negreiro. Navios que retornavam com os escravos do Brasil para a África levavam farinha de mandioca como uma das moedas de troca. A mandioca com seu alto valor nutritivo serviu de alimento para os escravos durante as longas viagens. A partir disso, foi questão de pouco tempo e a mandioca passou a ser plantada perto dos portos negreiros para abastecer os navios a espera de escravos. A mandioca se espalhou pelo continente africano e desde um então faz parte da base da alimentação.
A mandioca teve papel essencial na alimentação dos índios nativos, dos portugueses e dos bandeirantes. Foi na época das expedições pelo interior do país, que a mandioca alimentava os bandeirantes, que faziam questão de manter grupos cultivando a raiz e produzindo a farinha. A importância histórica e cultural da mandioca está justamente no fato dela ter disso base de sustento das pessoas durante a colonização do Brasil e dos povos antigos a pelo menos sete mil anos.
A principal característica da mandioca está na sua versatilidade, que desde a folha até a raiz, tudo é aproveitado. A mandioca produz uma ampla lista de subprodutos e tudo começou com os índios. Até mesmo pelo fato de terem o primeiro contato com o ingrediente, foram os nativos que desenvolveram outros usos para a mandioca. Conseguiram consumir sem perigo a espécie “brava”, tirando o seu veneno através do cozimento por um bom tempo.
(Fonte: https://www.petitgastro.com.br/mandioca-de-norte-a-sul-do-pais/)
Ingredientes
Como fazer
Leave Your Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Mais comentados
Estudo do meio
1 comentárioFazendinha Cia dos Bichos – Estudo do Meio
Nenhum comentárioBougainvile no Google Plus
Nenhum comentário