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Método Montessori
Educação, vida e educação para a vida.
Um pouco de história
A idéia de que a escola deveria girar em torno do aluno, ao invés do aluno girar em torno da instrução arbitrária, já tem mais de duzentos anos. Mas foi só na primeira metade do Século XX que alguns médicos que também eram educadores reuniram as condições essenciais para a realização de tal reforma nos métodos de educação.
Em seus trabalhos, Itard, Séguin, Montessori e Decroly consideraram as fases do desenvolvimento infantil e as diferenças individuais de cada criança, preocupando-se não apenas com sua formação física e psíquica, mas também com seu processo de adaptação à vida social. Para tanto, partiram do conhecimento da criança nos vários aspectos de sua personalidade, criando condições para que ela pudesse se libertar interiormente.
Maria Montessori
Maria Montessori (Itália, 1870 -1952) foi a primeira mulher a se formar em Medicina em seu país, e foi também pioneira na área da Pedagogia. Particularmente interessada nos estudos do médico francês Édouard Séguin, um dos desbravadores dos mecanismos do aprendizado infantil, criou sua filosofia e seu método com o objetivo de desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender que existe em cada um de nós.
Contudo a decisão por educação não foi sua primeiro opção, estusiasta pela matemática, cursou o ensino técnico de engenharia em uma escola onde enfrentou o ambiente exclusivamente masculino, concluiu o curso, mas já havia despertado o interesse pela biologia que a levou para a medicina.
Sua mãe sempre a apoiou em suas decisões enquanto o pai ficou mais tranquilo com a mudança de engenharia para biologia e aos poucos entendeu que foi a melhor escolha.
Sendo uma mulher de perseverança, resistiu às aulas sobre o corpo humano, normalmente conservados em produtos químicos tornando-os com cheiro muito forte. Pelos costumes da época, não podia analisar os corpos com os homens da sala que também eram a maioria dos alunos no curso de medicina, desta forma, sempre estava solitária em seus estudos.
Após a sua formatura em julho de 1896 foi trabalhar na psiquiatria, onde começou a observar o tratamento dado às crianças que a incomodou sobremaneira, velando-a a aprofundar os estudos e pesquisas sobre sensibilidade sensorial das crianças com materiais já desenvolvido pelo pesquisador Séguin, com isto, iniciou-se uma nova fase nas salas de aulas com os materiais de desenvolvimento.
Maria Montessori sempre enxerga no potencial de aprendizado da criança, conforme o tempo e sua capacidade de absorver as informações, não se importando com a situação da criança, mas dar oportunidade e liberdade para o o seu crescimento.
Educação, vida e educação para a vida.
Especialmente voltado para a educação pré-escolar, o Método Montessori tem como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança, num trabalho individual que abrange também o aspecto da sociabilização. Partindo do concreto para o abstrato, está baseado no princípio de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta do que pela imposição do conhecimento.
Para Montessori, o espírito da criança se forma a partir de estímulos externos que precisam ser determinados. Em seu método de ensino a criança é livre, mas livre apenas para escolher os objetos sobre os quais possa agir. Por isso, Montessori criou materiais didáticos simples e muito atraentes, projetados especialmente para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito mais rico e interessante.
O método propõe, como objetivos individuais, que a criança encontre um lugar no mundo, desenvolva um trabalho gratificante e nutra paz e densidade interiores, para ter capacidade de amar. Esses são os fundamentos de qualquer comunidade pacífica, formada por indivíduos independentes e responsáveis.
Neste contexto, o papel do educador é criar condições para que a criança atinja essas metas e desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de atividades prazerosas e da formação artística e social.
No Método Montessori, a escola não é apenas um lugar de instrução, mas de prazer, de lazer, de vida e de educação para a vida.
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